This is a platform for User Generated Content. G/O Media assumes no liability for content posted by Kinja users to this platform.

]. Estamos Muito Felizes Pela Aprovação

Diagnóstico De Ordem Para Médicos. O Que Está Por Trás Dessa Pauta?

Vários alunos de pós-graduação sricto sensu (mestrado e doutorado) enfrentam uma rotina de stress significativo instituído pelas múltiplas maneiras de pressão relativas ao teu desempenho. Este stress resulta em diferentes formas de adoecimento, estando a depressão entre as mais comuns. Hoje trazemos o depoimento da doutora em química Adriana Vieira, pós-doutoranda no Instituto de Química da USP (Escola de São Paulo), que enfrentou um momento depressivo nos últimos tempos. “De 31 anos completos da minha vida passei 26 dentro de uma academia escolar. 3 anos de jardim de infância, quatro anos de fundamental, 4 anos de ginásio, 3 de ensino médio, 4 anos de graduação, 2 anos de mestrado, três anos de doutorado, três anos de pós-doutorado.

Advertisement

Tudo desta maneira, ininterruptos. Sem nunca reprovar, sem nunca parar. Acho até graça quando as pessoas chegam perguntando quando eu vou começar a trabalhar. Gente, preparar-se para um pós-graduando stricto sensu é o trabalho! Pela graduação, eu fiz as contas e decidi a idade na qual eu terminaria o doutorado. Finalizei um ano antes.

Demorou muito para eu perceber que era uma perseguidora de cenouras.

Não sonhe que sou uma obcecada por contas, não sou. Eu só gostava e era muito disciplinada. E tanta obediência me fez sobrar um ano. E fazer o quê com aquele ano que não estava no programa? Demorou muito pra eu perceber que era uma perseguidora de cenouras. O que acontece é que nós não apenas temos que resistir com a pressão externa de fazer tudo ótimo como temos que aguentar com as nossas próprias exigências, aquela procura pelo perfeccionismo que é imposta por nós mesmos. Precisamos recolher as melhores notas, precisamos atravessar por diversos exames de qualificação, precisamos ter nossos relatórios aprovados, nossos artigos aceitos, nossas bolsas aprovadas….

Advertisement

Finalmente, nesse meio não há meio termo. Faz-se perfeito ou não se faz. COMO IR BEM NA PROVA , a maioria dos pós-graduandos deve sair de tua cidade natal pros grandes centros que possuem mais recursos pra pesquisa, tendo que suportar várias vezes com a adaptação à cidade nova, clima, comida, cultura, amigos… Tudo novo!

  • 4 Centro de Memória e de Procura Histórica
  • Recurso seletivo: instituído pela própria universidade
  • 5 Redes sociais virtuais
  • 08/06/dez 17:11 - zuila

Já vi gente que considera isso uma amplo aventura, todavia pra vários isso é uma grande tortura. Em determinado momento de todo este recurso, a gente se pergunta qual a meta disso tudo e, no final das contas, com finalidade de que tanta cenoura. Não é incomum que tanta pressão aliada à ausência de significado em se fazer o que se faz traga desânimo. Eu demorei para assimilar que estava entrando num quadro de depressão. Aos poucos, o sentido de escoltar numa carreira a qual dediquei anos da minha vida simplesmente havia desaparecido. Como Ficar Rico? /p>

Advertisement

E não estou sozinha. Em 2012, pesquisadores publicaram na Nature um estudo sobre a depressão na pós-graduação. As Escolas E Empresas Que Ajudam Os Paulistanos A Estudar No Exterior , eles listaram alguns sintomas como: problema de concentração, incapacidade de olhar a aulas ou fazer pesquisas, falta de motivação, acrescento da irritabilidade, insônia ou sono não reparador, inexistência de apetite e energia e introspecção social. Você Neste instante Sabe No momento em que Sua Corporação Irá Amparar A Gestão 4.0? , eu tive todos mais o bruxismo e a angústia de cabeça de todo dia às 17h. Eu apertava tanto os dentes que minha face, meu maxilar e minha cabeça doíam.

Porém o que mais me incomodava era a insônia. Eu não conseguia dormir e, quando conseguia, me sentia mais cansada ainda. No desfecho do meu primeiro ano de pós-doc, minha mãe faleceu quatro meses depois de adoecer e um mês após achar que estava com um câncer terminal. O desgosto e o desgaste que essa agonia causou, aliada ao agora desequilibrado estado emocional causado pelo lado profissional, me levaram ao fundo do poço.

Share This Story

Get our newsletter